
A Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, e do Programa Corpo Europeu de Solidariedade.
Descobre as várias iniciativas e oportunidades para jovens:
Iniciativas do Programa Erasmus+ Juventude e Desporto:
Projetos de Mobilidade para Jovens – «Intercâmbios De Jovens»
O intercâmbio de jovens oferece aos jovens de diferentes países a possibilidade de se conhecerem, viverem juntos durante algum tempo e trabalharem em projetos comuns. Estes intercâmbios têm lugar fora do contexto escolar. Num intercâmbio de jovens, é possível participar em atividades como seminários, exercícios, debates, dramatizações, atividades ao ar livre, etc.
Para participar os jovens devem entrar em contacto com organizações (associações juvenis, culturais, recreativas, sociais, culturais, etc.) que desenvolvam esta ação do programa Erasmus+.
Link: Oportunidades para Individuais – Erasmus Plus – EC Europa
Atividades de Participação Juvenil
As atividades de participação juvenil oferecem a grupos de jovens a oportunidade de se envolverem na sociedade civil e na vida económica, social, cultural e política. Ao participar, podem fazer com que a sua voz seja ouvida sobre os temas que lhes interessam. Exemplos de atividades apoiadas incluem workshops, debates, campanhas de sensibilização, encontros com decisores (online ou presenciais), eventos culturais, entre outros.
Para participar os jovens devem entrar em contacto com organizações (associações juvenis, culturais, recreativas, sociais, culturais, etc.) que desenvolvam esta ação do programa Erasmus+.
Link: Oportunidades para Individuais – Erasmus Plus – EC Europa
DiscoverEU
A ação DiscoverEU dá aos cidadãos de 18 anos a oportunidade de descobrirem a Europa através de experiências de aprendizagem. Os jovens têm a possibilidade de viajar por toda a Europa, sobretudo de comboio (salvo algumas exceções para permitir a participação de jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas), e explorar as deslumbrantes paisagens do nosso continente e as suas várias cidades, grandes e pequenas.
Ação de Inclusão DiscoverEU: Permite que as organizações e os grupos informais de jovens recebam apoio adicional para a realização de projetos que possibilitem aos jovens com menos oportunidades explorarem a Europa em pé de igualdade com os participantes na iniciativa DiscoverEU.
Links:
Portal Europeu da Juventude
Oportunidades para Individuais – Erasmus Plus – EC Europa
Iniciativas do Programa Corpo Europeu de Solidariedade:
Atividades de Voluntariado – «Voluntariado Individual»
Os projetos de voluntariado oferecem aos jovens, entre os 18 e 30 anos, a oportunidades para participarem em atividades de solidariedade que contribuem para o trabalho diário das organizações participantes, beneficiando, em última instância, as comunidades onde as atividades são realizadas. O âmbito dos projetos de voluntariado é amplo, abrangendo uma vasta gama de domínios, como a proteção do ambiente, a atenuação dos efeitos das alterações climáticas e a promoção da inclusão social.
Informações rápidas:
- em alguns casos, é possível realizar uma atividade durante um período mais curto (entre duas semanas e dois meses) – por exemplo, no caso
dos participantes com menos oportunidades ou portadores de deficiência. - pode durar entre dois e 12 meses.
- é a tempo inteiro (entre 30 e 38 horas por semana).
- permite-te contribuir para o trabalho diário de uma organização que beneficia ativamente a comunidade local.
- por norma, estes projetos são «transfronteiriços», ou seja num país que não aquele onde vives (embora também o possam ser – os chamados projetos «nacionais»).
Atividades de Voluntariado – «Voluntariado em Equipa»
O Voluntariado em Equipa consiste em atividades de solidariedade que permitem que equipas de participantes, entre os 18 e os 30 anos, provenientes de, pelo menos, dois países diferentes se voluntariem em conjunto, por um período de duas semanas a dois meses. Neste período realizam tarefas no âmbito de projetos de curta duração como por exemplo a restauração de património cultural danificado por uma catástrofe natural ou provocada pelo homem, defesa de espécies em risco de extinção, organização de atividades educativas em campos de refugiados, etc.
Informações rápidas:
- a equipa terá entre 10 e 40 voluntários e incluirá jovens com menos oportunidades.
- pode durar entre duas semanas e dois meses.
- é a tempo inteiro (entre 30 e 38 horas por semana).
- constituído por uma equipa de jovens de pelo menos dois países diferentes.
- por norma, realiza-se no estrangeiro, mas também poderá acontecer no país de origem.
Projetos de Solidariedade
Um projeto de solidariedade é uma atividade de solidariedade sem fins lucrativos iniciada, desenvolvida e realizada pelos próprios jovens, entre os 18 e 30 anos, por um período de 2 a 12 meses. Proporciona a um grupo de cinco jovens, no mínimo, a oportunidade de expressarem solidariedade, responsabilizando-se e comprometendo-se a promover uma transformação positiva da sua comunidade local. Estes projetos contemplam um apoio financeiro para cobrir os custos de gestão e execução do projeto e as candidaturas devem ser realizadas à Agência Nacional nos prazos fixados no convite geral à apresentação de propostas de projetos.
Links:
Portal Europeu da Juventude
Europa Solidária – Site da AN
Voluntariado no domínio da Ajuda Humanitária
O voluntariado no âmbito do Corpo Voluntário Europeu para a Ajuda Humanitária realiza-se em países terceiros onde decorrem operações de ajuda humanitária. Esta ação oferece aos jovens entre os 18 e os 35 anos a oportunidade de contribuírem para a sociedade através de atividades de voluntariado individual ou em equipa destinadas a melhorar as condições de vida das pessoas carenciadas. Para além da preparação para catástrofes e da assistência pós-catástrofe, os projetos abrangem uma vasta gama de temas, como por exemplos: promoção da igualdade de género; proteção das mulheres e crianças; proteção dos refugiados e das pessoas deslocadas internamente; proteção dos migrantes sem documentos; atenuação dos efeitos das alterações climáticas; melhoria da segurança alimentar; etc.
Outras Oportunidades de participação e redes de apoio e
informação aos jovens:
SALTO – YOUTH
O SALTO-YOUTH é uma rede de sete Centros de Recursos que trabalham em áreas prioritárias europeias no domínio da juventude.
Como parte da Estratégia de Formação da Comissão Europeia, a SALTO-YOUTH oferece recursos de aprendizagem não formal para técnicos de juventude e líderes de juventude. Além disso, organiza formações e atividades de networking para apoiar organizações e Agências Nacionais no âmbito dos programas Erasmus+ Juventude, Corpo Europeu de Solidariedade e outros.
Link: Salto Youth
Eurodesk Brussels Link
A Eurodesk é uma rede europeia de informação juvenil criada em 1990. Enquanto organização de apoio ao Erasmus+, a Eurodesk torna a informação sobre mobilidade de aprendizagem abrangente e acessível para os jovens e para aqueles que trabalham com eles. Com uma rede de 38 Centros Eurodesk ligados a prestadores de informação locais em 36 países europeus, a Eurodesk sensibiliza para as oportunidades europeias e incentiva os jovens a tornarem-se cidadãos ativos.
Opportunity Finder: A Eurodesk oferece excelentes serviços para jovens que desejam ir para o estrangeiro, como uma base de dados única com oportunidades disponíveis sobre voluntariado, formação ou estágios, concursos europeus e internacionais e muito mais.
Eurodesk Portugal
Em Portugal esta Rede é coordenada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade que tem responsabilidades de representação internacional da Eurodesk Portugal, dinamização da rede nacional de Multiplicadores. Esta rede conta um conjunto de +85 organizações/entidades distribuídas por Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, que tem como missão sensibilizar os jovens para as oportunidades nacionais e europeias de aprendizagem, mobilidade e participação cívica ativa.
Link: Eurodesk Portugal
Descobre as várias iniciativas e oportunidades para associações juvenis:
Iniciativas do Programa Erasmus+ Juventude e Desporto:
Projetos de Mobilidade para Jovens – «Intercâmbios De Jovens»
O intercâmbio de jovens oferece aos jovens de diferentes países a possibilidade de se conhecerem, viverem juntos durante algum tempo e trabalharem em projetos comuns. No âmbito desta ação do programa Erasmus+, as organizações e os grupos informais de jovens podem receber apoio para realizar projetos que reúnam jovens de diferentes países para trocarem ideias e aprender fora dos respetivos sistemas educativos formais.
Links:
Guia do Programa Erasmus Plus – European Comission
Parceiros da AN para contactar organizações
Atividades de Participação Juvenil
O Erasmus+ apoia projetos de participação locais, nacionais, transnacionais e internacionais que encorajam a participação dos jovens na vida democrática da Europa. As atividades de participação juvenil são atividades de aprendizagem não formal em torno da participação ativa dos jovens como diálogos e debates entre jovens e decisores. Estas atividades devem ter resultados concretos, através da formulação de posições, propostas e recomendações onde os jovens podem fazer ouvir a sua voz. Descobre e organiza com outras associações parceiras.
Links:
Guia do Programa Erasmus Plus – European Comission
Parceiros da AN para contactar organizações
Rede Nacional para a Democracia Jovem
Lançada em 2024 pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/ Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, esta Rede reúne organizações e instituições dedicadas à promoção e capacitação da participação democrática dos jovens, promovendo o acesso aos seus direitos e incentivando o seu envolvimento cívico e político. Este projeto dá continuidade ao processo iniciado em 2022, consolidando a relação entre organizações da sociedade civil que promovem práticas e iniciativas inovadoras para uma juventude mais próxima dos processos democráticos.
Outras plataformas e links úteis:
Portal Europeu da Juventude
O Portal Europeu da Juventude fornece informações sobre oportunidades e iniciativas europeias e nacionais de interesse para os jovens que vivem, estudam e trabalham na Europa. O Portal Europeu da Juventude destina-se aos jovens, mas também a outras partes interessadas que trabalhem no setor da juventude (organizações de juventude, técnicos de juventude, decisores políticos, etc.).
Youth Wiki
A Youth Wiki é uma plataforma online que apresenta informações sobre as políticas de juventude dos países europeus. O principal objetivo da Youth Wiki é apoiar a cooperação europeia baseada em evidências no campo da Juventude. Para isso, fornece informações sobre políticas nacionais de apoio aos jovens – de forma prática e continuamente atualizada.
Link: Youth Wiki
Corpo Europeu de Solidariedade – Oportunidades
Oportunidades de voluntariado financiadas pela UE.
Link: Mapa de oportunidades
European Training Calendar
Um calendário de formação SALTO-YOUTH no âmbito do programa Erasmus+: Juventude, Corpo Europeu de Solidariedade e muito mais.
Links úteis:
Website: www.juventude.pt/
Instagram: www.instagram.com/erasmusmaisja
Facebook: www.facebook.com/erasmusmaisjuventudeemacao
YouTube: www.youtube.com/user/erasmusmaisja
Contactos:
Telefone: (+351) 253 144 450
Email: erasmusmais@juventude.pt
Localização: Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, 4715-558 Braga, Portugal
