A Casa do Parlamento – Centro Interpretativo é um espaço dedicado à promoção e participação ativa da sociedade civil no processo democrático, expondo de forma transparente e simplificada o funcionamento do sistema político português e o papel da Assembleia da República, destacando também a sua história e as figuras mais marcantes.
Este espaço oferece uma experiência interativa e didática ao cidadão, no qual, ao longo de quatro pisos, são abordadas temáticas distintas, mas complementares – Cidadania, Parlamento, Democracia e História – e que refletem as várias áreas de intervenção parlamentar e promovem a consciencialização política e cívica da sociedade civil.
A Casa do Parlamento conta, igualmente, com uma agenda cultural diversificada, com atividades dedicadas a diferentes faixas etárias.
Descobre o que podes encontrar na Exposição Permanente:
Casa do Parlamento – Centro Interpretativo
Piso 0 – Cidadania
O piso de entrada é dedicado ao tema da «Cidadania», marcando assim o início da visita. A nível expositivo, o piso conta com conteúdo digital relacionado com o papel do cidadão numa sociedade organizada politicamente, com as suas formas de participação democrática, bem como com os seus direitos e deveres. O público pode ainda usufruir de uma Jukebox com a temática de intervenção político-social, que conta com músicas de artistas como Zeca Afonso, Capicua, José Mário Branco, Deolinda, entre outros.
Piso 3 – Democracia
A exposição é feita de forma descendente, tendo início no último piso, o 3.º piso, este dedicado à “Democracia”. Começando por abordar a Constituição da República Portuguesa, ali é dado destaque para alguns artigos selecionados e que podem ser consultados pelo cidadão, sendo que, em seguida, é feita uma visita ao sistema político nacional. Neste espaço, são apresentados os Órgãos de Soberania (Presidente da República, Assembleia da República, Governo e Tribunais), os círculos eleitorais, o modelo utilizado na eleição dos Deputados (Método de Hondt) e o processo legislativo, com multimédia e jogos didáticos dedicados à criação de leis. Existe, igualmente, um painel expositivo com suporte interativo, dedicado a todas as campanhas eleitorais dos partidos com assento parlamentar, desde 1975 até 1995. Este piso é, ainda, equipado com um pequeno auditório, para a projeção de filmes.
Piso 2 – Parlamento
O 2.º piso é dedicado ao «Parlamento», onde o visitante pode conhecer aspetos da atividade parlamentar legislativa no Plenário e nas Comissões Parlamentares. Na zona correspondente ao Hemiciclo, é possível visualizar a composição da Assembleia, desde a I Legislatura até à atual. No Púlpito, que reproduz o existente na Sala das Sessões, é dada a oportunidade ao visitante de gravar um pequeno discurso seu ou de ler uma das intervenções pré-selecionadas. Na sala das comissões, os visitantes têm a possibilidade de aprofundar o conhecimento sobre o processo legislativo.
Piso 1 – Memória
O 1.º piso é dedicado à «Memória», a vertente histórica do parlamentarismo em Portugal. Aqui o público pode aprender sobre a ocupação contínua do Palácio de São Bento e a evolução dos espaços do Parlamento. A cronologia do constitucionalismo e das instalações parlamentares permite compreender os momentos mais importantes da história política, desde a instauração do regime parlamentar em Portugal. Sendo o Parlamento um espaço de debate e discussão de ideais, alguns debates parlamentares emblemáticos estão representados em dois painéis multimédia, que contam com recriações históricas reproduzidas por atores. No mesmo espaço, pode ser encontrada uma galeria com alguns dos mais ilustres Deputados que passaram pela «Casa da Democracia».
O Centro Interpretativo conta também com uma galeira e um auditório onde decorrem diversas atividades:
Galeria
A Casa do Parlamento – Centro Interpretativo dispõe, ainda, de uma Sala de Exposições no seu piso térreo. Nesta Galeria o público pode visitar exposições temporárias que ali tenham lugar, como por exemplo a exposição temporária «PREC – Parlamento Revisto em Caricatura | O Parlamento na Caricatura de Imprensa (1974-1976)», que inaugurou este espaço e incluiu 50 caricaturas, reproduzidas em publicações periódicas nacionais entre 1974 e 1976, e que retrataram os momentos que conduziram à aprovação da Constituição de 1976 e os primeiros trabalhos da Assembleia da República.
Auditório
A Casa do Parlamento – Centro Interpretativo dispõe, ainda, de um Auditório, com capacidade para 64 pessoas sentadas, onde são dinamizadas diversas atividades da agenda cultural deste espaço.
Neste espaço, o público pode contar com sessões de cinema, peças de teatro, espetáculos musicais, debates, conferências, colóquios, e muito mais.
Links úteis:
Contactos:
Email: cip.educativo@ar.parlamento.pt
Localização: Rua São Bento 148/150, 1200-661 Lisboa

